Category: Blog

Trabalhe 4 horas por semana [será?]

“Foque-se em ser produtivo em vez de focar-se em estar ocupado” – uma das brilhantes frases contidas no livro de Thimoty Ferriss (Trabalhe 4 horas por semana).

 

Vale uma crítica pessoal desse livro? Além de certa forma ilusório, creio que o título (mais precisamente em português) não atrai tanto quem deveria: e sim mais pessoas com tendências ociosas (ou vagais no português digital). A não ser que, como no meu caso, ele chegue por indicação de alguém de confiança – meu coach e amigo Thiago Motta da Multisoluções coaching e consultoria.

 

O livro aborda entre outras coisas, como você larga AOS POUCOS (creio que na realidade da maioria dos leitores) a, em minhas palavras “escravidão capitalista contemporânea”. Eu diria que tenho aprendido muitas coisas, entre elas:
o mundo medieval mudou, virou industrial, mas pode mudar de novo sabia? Eu mesmo tinha esquecido disso.

 

E a SHARING ECONOMY (economia compartilhada) “de Kotler” chegou com tudo pra provar isso (leia aqui): veja o Uber crescendo sem limites. Todos ganham.
Só perde quem não muda seu mindset (tradições, costumes antigos a grosso modo). Empresas tradicionais estão sendo engolidas por essa nova forma econômica. Não são só taxistas tradicionais perdendo espaço e seus empregos. Amanhã pode ser sua área de atuação ou pequeno e grande comércio.

Mas enfim, dentre essas coisas (menos da sharing economy) Ferriss mostra como fortalecer seu ponto forte, ao invés de gastar energia em seu ponto fraco. Por mais força que você faça, nem as estrelas vão ser alinhadas matematicamente, sabia?
Muitos vão lembrar mais daquilo que você se destaca , do que lembrar dos seus defeitos, se você não focar neles.

 

Livro_The4-HourWorkweek

 

Ele exemplifica isso, dando um exemplo de quando fez atividades físicas como natação e o quão parecia um “macaco se afogando” por não ter um porte que o favorecia nisso. Então tentou várias coisas e sem sucesso, chegou no kickboxing. Ganhou um campeonato!
Sim, sem muita técnica e com 4 meses apenas de preparação, contra 10 anos ou mais de experiência de seus adversários. Ele focava no objetivo, derrubar os adversários, enquanto eles focavam na técnica.

Outra coisa marcante é o fato das micro aposentadorias. Eu não tinha pensado nisso mas Ferriss prova o quão estamos errados em trabalhar incansavelmente a vida toda e esperar desfrutar um pouco, mas numa época que possivelmente já esgotamos recursos ou quase isso com remédios, SE sobrar algum patrimônio até chegar lá ou mesmo tentar usufruir de algo, quando já não temos mais as mesmas condições mentais e físicas que tínhamos.

 

Bom essa é minha primeira impressão do livro, estou no começo e muito curioso com o que mais dá pra aprender e abrir a mente. Reter o que é bom. O resto vou deixar com que você adquira (link do Buscapé) e descubra por si, mas recomendo!

 

Higa

    Leave Your Comment Here